segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

5 cuidados básicos para manter seu pet saudável



 Hamsters requerem menos cuidados, se comparados aos outros animais domésticos. No entanto, isso não quer dizer que eles não atraíram a atenção: os hábitos desses bichanos são bem diferentes em relação aos gatos e cachorros, que, se não forem amigáveis, podem fazê-lo correr risco de vida.

Se você considera investir em um hamster, confira cuidados e dicas para que eles tenham uma vida saudável e feliz! 

Dê alimentação adequada

Um hamster feliz é um hamster bem alimentado! Eles são bichinhos onívoros, o que significa que podem comer praticamente tudo. O mais indicado é comprar rações específicas para cada tipo de roedor. Como são apaixonados por petiscos, complemente a alimentação com frutas, legumes, grãos e sementes. 

Não esqueça de fatiar em partes pequenas para que o hamster não engula tudo e sofra com má digestão Outra dica é não deixar comida velha na gaiola, já que ele pode passar mal. Sempre disponibilize água limpa e fresca. 

Higienize uma gaiola para Hamster

A gaiola deve ser higienizada de uma a duas vezes por semana, já que a higiene do bichano se baseia na limpeza do seu habitat natural. Lave com sabão neutro e água e deixe secar. Troque o forro da gaiola e utilize serragem para deixar mais confortável.   

Roedores são tão higiênicos quanto os gatos: eles passam boa parte do dia se lambendo. Essa atitude faz com que eles fiquem bem limpinhos, mas caso queira limpá-lo ainda mais, não é indicado dar banho com água, isso pode fazer com que o hamster corra risco de vida. Procure alternativas, como banho à seco.  

Forneça espaço na gaiola

Apesar de serem pequenos, os hamsters cercados de espaço em seu habitat natural, por isso, na hora de comprar uma gaiola, não leve em consideração somente o preço, lembre-se de que os hamsters espaço de correr e brincar, e um pequeno pode deixá-lo entediado e triste.   

Respeite os horários dele 

Roedores são animais noturnos e mais ativos após as seis horas da tarde, portanto, ele pode ficar estressado caso queira acordar de manhã. Respeite os horários fisiológicos do animal e, assim, ele será mais feliz. 

Invista em brinquedos para hamster

Roedores são agitados e vigilantes. Quando não estão descansando, adoram brincar e manipular-se para não sentirem tédio. Por isso, a gaiola do animal de estimação deve ser equipada com brinquedos, como roda giratória, escadas e tubos que permitem que ele corra para todos os lados.

A bola de exercícios é uma opção perfeita para que o hamster brinque fora da gaiola sem correr perigos externos, como entrar embaixo de um eletrodoméstico, roer fios elétricos ou entrar em ralos e canos e nunca mais ser encontrado. Para que o bichano não fique estressado, uma brincadeira na bola não deve passar de vinte minutos. 

Hamsters são animais dóceis, brincalhões, amigáveis ​​e excelentes pets para crianças e adultos. Dar brinquedos, oferecer petiscos e deixar a gaiola em um quarto separado do restante da casa durante o dia, para que ele durma bem, são alguns cuidados básicos para que ele seja um animal feliz e saudável. 

0 comentários:

Postar um comentário