sábado, 24 de dezembro de 2022

 

Topolino camundongo 



Fofinho, miudinho, não ocupa muito espaço e é bastante simpático, ativo, curioso e interativo. Esse é o  Topolino , um roedor muito popular nos Estados Unidos e na Europa, onde é chamado minimouse, ou mini-rato em português. Esse pequenino vem ganhando popularidade também aqui no Brasil.  

O Topolino é o menor exemplar da espécie dos camundongos medindo aproximadamente 10 cm de comprimento com a cauda e pesando entre 10 e 21 gramas. Seu nome científico Mus musculus .   

Cuidados com o Topolino





Como são muito delicados, o ideal é que não sejam manuseados por crianças pequenas , mas sim a partir dos 10 anos. Por ser tão miudinho, é importante que a gaiola escolhida para o animal tenha pouca distância entre as grades, assim não se corre o risco de que ele fuja. Outra opção muito indicada por médicos-veterinários é o uso de recintos de vidro, como veterinários .    

Ele é normalmente encontrado na cor branca, mas também pode apresentar dois núcleos, com mesclas de marrom, cinza ou preto. Às vezes encontram-se exemplares albinos.

São animais muito saudáveis, de características físicas padronizadas transmitidas ao longo do cruzamento de muitas gerações, na natureza. Há quem diga que a espécie foi criada por cientistas a partir de seleção genética de ratos de laboratório, mas isso é pura fakenews . 

Recinto ideal para seu topolino


Da mesma forma que ocorre com a maioria dos roedores,  os Topolinos são animais de hábitos noturnos .  Por isso, é altamente recomendável que se reserve para eles um espaço, normalmente gaiolas, pois, se forem deixados soltos pela casa, podem se esconder e, assim, desaparecer ou até mesmo fugir por frestas inesperadas.

Para um grupo de até quatro camundongos, indica-se uma gaiola de no mínimo 60 x 40 cm, com escadinha e roda de exercício.

A gaiola pode ser de metal ou de plástico resistente, forrada com o próprio sustento para roedores, que servirá de caminhada para o animal de estimação. Atenção: não se deve usar nunca papel impresso de revistas ou jornais para isso, porque a tinta da impressão pode intoxicar ou bichinho.  

Como é um animal sociável, o ideal é manter o animal de estimação acompanhado. Se não for possível ter dois ou mais Topolinos, tudo bem, ele também vive sozinho numa boa, desde que tenha brinquedinhos, como rodas e prateleiras com rampa, para mantê-lo com uma rotina estimulada.

Evite manter Topolinos fêmeas e machos juntos. Eles procriam em uma velocidade muito alta.  

Hábitos e comportamentos



Como é um  animal onívoro , a alimentação desse roedor é simples, com ração específica. Esse pequeno roedor pode comer também pedaços pequenos de frutas (menos frutas ácidas) e petiscos para roedores.

Ele gosta de viver em um ambiente tranquilo, silencioso e com temperatura amena. Gosta de interagir com as pessoas, mas sempre de forma calma e carinhosa, evitando assustá-lo. Aos poucos, conforme vai se habituando a ser manuseado constantemente, ele cria laços e passa a interagir bastante com seus tutores.  

A procriação desse animal de estimação ocorre em gaiolas de maneira bastante fácil. Seu período de gestação é curto, entre 19 e 21 dias, com ninhadas de 3 a 8 filhotes. Evite manter machos e fêmeas topolinos juntos!  

O desmame do camundongo filhote pode ocorrer ente o 19º e 28º dia de vida, sem necessidade de que os tutores complementem sua alimentação. Um Topolino  vive em média um ano  e sua maturidade sexual ocorre aos 45 dias de vida, aproximadamente.





 

hamster Como Cuidar 


Se  você quer um animal de estimação, mas não tem muito espaço, ter um hamster é uma ótima opção de animal de estimação . Entre as vantagens, este pequeno roedor não exige uma rotina de cuidados muito detalhada e rigorosa, como passeios na rua ou limpeza diária, que é o caso de cães e gatos, por exemplo.


Hamster: um pet perfeito para apartamento



Os  hamster são pequenos roedores que não dão muito trabalho para cuidar . Além disso, eles se dão muito bem com crianças e pessoas de qualquer idade.

Este  grupo de roedores foi domesticado em meados do século 1930   , após a descoberta do Dr. Ahroni. Desde então, ele tem ganhado espaço nos lares de todo o mundo.

São ótimos animais de estimação para pessoas que não querem um cão ou um gato. Aliás, ao contrário do que pensam, demonstram amor e se apegam a olhares que cuidam deles . 

O espaço ocupado é o equivalente ao tamanho da gaiola de hamster, ou seja, bem pouco. Por isso, eles são animais de estimação escolhidos para apartamentos e casas muito pequenas . O hamster também gera gastos menores e exige menos dedicação que cães e gatos. Além de tudo isso, ainda são carinhosos e divertidos. São ótimos pets para ter ao lado! 

Comilões e fofinhos



Os  bichinhos são  conhecidos  pelo apetite por sementes e pelas consideradas gordinhas cheias de comida . O comportamento curioso tem um motivo muito interessante e inclusive ligação com o seu nome, isso porque “hamstern” em alemão significa acumular ou armazenar . 

Os  dentes do hamster não param de crescer e eles precisam desgastá-los constantemente . É igual com os nossos cabelos e unhas, mas ao invés de cortar, eles vivem mastigando para reduzir o tamanho. Porém, toda essa quantidade de comida não é ingerida de uma vez só. Por isso, ela fica guardada em bolsas localizadas na região da consideração do animal, evitando o contato com a saliva e mantendo ela sempre fresquinha. Muito cuidado, não é?!

Qual sua expectativa de vida?



São  roedores que vivem cerca de 3 anos e medem entre 5 e 15 cm, dependendo da espécie . Além disso, o hamster possui o olfato e a audição muito apresentada . 

Em compensação, quando na fase adulta, ele tem a tendência de ficar míope, não enxergando coisas que estão muito distantes, especialmente quando há incidência de luz. Essa característica física também resulta em um comportamento interessante que vamos te contar!

Os hamsters tendem a ter hábitos noturnos . Ou seja, eles dormem quase o dia todo, tendo mais atividades nos períodos da manhã e início da noite. No geral, são sociáveis ​​com pessoas , mas cada espécie tem um nível de tolerância ao toque e aproximação. E então também que são um pouco territorialistas entre eles , sendo indicado a criação individual quando adultos para a maioria das espécies.   

Como cuidar de um hamster?

Embora o hamster seja um animal de trato mais fácil, quando comparado aos cães e gatos, eles dispensam alguns cuidados específicos importantes para garantir mais qualidade de vida e também seu bem-estar. Esses cuidados englobam alimentação, higiene, saúde e enriquecimento ambiental.

O que hamster pode comer?




Eles  costumam se alimentar de grãos, frutas e verduras . Porém, a alimentação deve ser balanceada e com nutrientes adequados para a espécie. Por isso, a ração para hamster é muito indicada, já que fornece todos os nutrientes necessários para uma vida saudável.  

Além das rações para este roedor, existem as misturas de grãos. Saudáveis ​​e deliciosas, podem complementar a alimentação do roedor. No entanto, tome cuidado com os excessos para não acabar com um hamster gordo em casa . As sementes de girassol, por exemplo, são ricas em vitaminas que podem ser prejudiciais a esses animais. Siga sempre a orientação da embalagem e do seu veterinário para controlar a dieta dele .  

Apesar da ração e da mistura de grãos oferecerem uma nutrição completa para seu animal de estimação, é possível que o médico veterinário indique alguma fruta ou leguminosa sem sementes , como maçãs, bananas, peras e vegetais de cores escuras. 

Atenção para a alimentação do roedor



Ao final da refeição,  se o animal não comer ou deixar restos, esses alimentos precisam ser retirados da gaiola do hamster para evitar a provisão e a educação de bactérias nocivas . Tenha muito cuidado ao dar alimentos humanos para seu hamster. Alguns podem ser tóxicos, como as sementes de maçãs e peras.

No mais, lave bem qualquer alimento e, se puder, dê preferência para aqueles que são orgânicos e não possuem agrotóxicos.

Por fim, o feno é um ótimo aliado no desgaste dos dentes do hamster e também é fonte de fibra para o animal. Use-o como um petisco para não exagerar na quantidade.